quarta-feira, 4 de março de 2009

A incapacidade de gerar filhos biológicos

A infertilidade é definida como a incapacidade de gerar filhos biológicos. Nos homens, a infertilidade pode ser provocada por alterações na produção do esperma sendo estas cromossômicas ou morfológicas. No ponto de vista cromossômico, o esperma pode apresentar mais ou menos quantidade de cromossomos resultando em graves deficiências que o impede de fecundar um ovo. Já no ponto de vista morfológico, o esperma sofre alterações patogênicas sendo incapaz de fecundar a célula feminina. A utilização de álcool e drogas bem como grande quantidade de toxina no ambiente onde se vive também afetam a produção do esperma.
Em mulheres, o maior problema está na ovulação. Associada à menstruação desregulada ou ausente, secreção vaginal e dor pélvica que afetam a fertilidade. Também existem problemas originados nas trompas quando estas têm mau funcionamento ou quando estão obstruídas e ainda as de origem uterina provocados por pólipos, miomas e outros.
Quando um casal na tentativa de gerar um bebê percebe que a mulher após um ano não engravida, deve procurar auxílio médico para que seja diagnosticado o problema. Para a descoberta desse são realizados alguns testes com o sêmen do homem a fim de verificar a quantidade, a forma e a mobilidade dos espermas. Já na mulher são feitos testes que consistem em verificar se todos os meses ocorre a ovulação.
A infertilidade pode ser reversível ou não. Em casos reversíveis, pode ser tratada por meio de diferentes medicamentos e ainda por cirurgias.
Por Gabriela Cabral - Equipe Brasil Escola
Posted by Picasa

Um comentário:

  1. Mto Legal Me Ajudo pra caramba rsrsrs.... consegui termina 1 trabalho de escola com isso

    parabens! isso pra mim pelo menos foi muito util

    ResponderExcluir