terça-feira, 2 de junho de 2009

Benefícios do Chocolate



Estudo mostra que chocolate meio-amargo pode reduzir a pressão sanguínea


Em um artigo publicado no Journal of American Medicine (JAMA), cientistas alemães divulgaram que uma certa quantidade de chocolate meio-amargo por dia pode ajudar no controle da pressão sanguínea e reduzir os riscos de ataques cardíacos. A pesquisa foi feita com 44 pessoas que sofrem com problemas de pressão alta.

Os estudiosos dividiram as pessoas analisadas em dois grupos. Eles permitiram que o primeiro comesse 6 gramas de chocolate meio-amargo por dia; Já o segundo teve direito a comer a mesma quantidade de chocolate branco. Os cientistas observaram que depois de 18 semanas, a pressão sanguínea das pessoas do primeiro grupo caiu levemente, porém no segundo nenhuma mudança foi verificada.

A conclusão de que o chocolate pode trazer benefícios não é novidade para os cientistas, inclusive um grupo de estudiosos já havia declarado que o cacau poderia até mesmo reduzir a pressão. Mas a novidade desta pesquisa é que antes só se pensava que as melhorias no organismo viriam através de grandes quantidades do alimento, mesmo assim o efeito benéfico seria anulado por causa do alto índice de gorduras e colesterol.

Desta vez, não foram encontradas mudança alguma no organismo das pessoas que comeram chocolate meio-amargo, todos continuaram com o mesmo peso e níveis de glicose e lipídeos. Os pesquisadores diagnosticaram que a razão dos benefícios seria a presença dos polifenóis no chocolate meio-amargo. Mas apesar destas melhorias obtidas através do cacau, a Fundação Britânica para o coração alertou que o chocolate não pode ser utilizado como tratamento mas sim como um prazer.

Chocolate não engorda: quem engorda é você.