Já está mais do que comprovado pela ciência: a natureza tem um poder incrível para prevenir e curar doenças. Aprenda você também a usar chás e temperos a seu favor.
Invista nestes santos alimentos
Pesquisas comprovam o poder curativo das ervas. Esses produtos podem ser incluídos facilmente nas receitas caseiras. Mesmo assim, é preciso saber usá-las. Marcio Bomtempo, médico e autor do livro Receitas Médicas Naturais (ed. Alaúde) explica que em excesso, o uso de plantas pode ter efeitos colaterais. “É melhor Não usar s plantas medicinais por longos períodos sem indicação médica”, alerta. Muitas farmácias costumam vender cápsulas dos alimentos processados – alho, por exemplo. Esses remédios fazem efeito, ms só podem ser usados quando forem indicados por um médico.
1. Salsa: Diurética, melhora o funcionamento dos rins e combate vários tipo de doenças do coração.
Atenção: Deve ser consumida com moderação por grávidas, pois pode facilitar sangramentos.
2. Alho: Combate vários tipos de inflamação. Previne trombose, pressão alta e câncer. Tem ação bacteriana.
Atenção: Abusar do alho pode provocar dor de barriga e de cabeça.
3. Erva-doce: O chá das sementes dessa plantinha do bem é digestivo. Evita cólicas de estômago e intestino diminui a produção de gases e melhora o mau hálito. Alivia o enjôo em gestantes. Além disso, tem um sabor agradável.
4. Pimenta: É analgésica, antibiótica e anti-inflamató ria. Regula o colesterol, reduz o risco de infarto, alivia dores de cabeça e ajuda no tratamento de rinite alérgica. Detalhe quanto mais picante for a pimenta, melhor.
5. Alecrim: Atua contra gripe e inflamações.Trata complicações comuns em quem tem diabetes, como catarata e doença nos rins. Melhora dores de cabeça decorrentes da má digestão e é eficaz contra a depressão.
6. Azeite de Oliva: Feito a partir da azeitona, reduz o mau colesterol, protege o coração e facilita a digestão.
Atenção: Ele faz bem a saúde, mas consuma com moderação. Cada colher de (sopa) tem 90 calorias!
7. Cebolinha: Protege a saúde do intestino, impede a formação de coágulos no sangue, reduz pressão arterial e controla o colesterol. Deve ser consumida picadinha e crua para garantir os benéficos saúde.
8. Gengibre: É afrodisíaco e trata gripe, dor de garganta e má digestão. Ajuda a aliviar amidalite, gripes e resfriados, gases, cólicas e dores musculares.
Atenção: Não é indicado para mulheres com menos de três meses de gravidez.
9. Hortelã: Facilita a digestão, protege o coração e controla o colesterol. É eficiente contra a depressão e a ansiedade.
Atenção: Pesquisas sugerem que, em doses muito altas, planta rouba ferro do organismo.
10. Boldo: Previne problemas do fígado e do estômago, estimula e melhora o humor.
11.Coentro: Combate a anemia, facilita a digestão. Alivia as cólicas e elimina as bactérias dos alimentos.
Atenção: Se houver exagero no consumo, a planta pode ter efeitos tóxicos nos rins, principalmente em gestantes e crianças.
12.Canela: Essa especiaria combate infecções urinárias, cólicas e tosses.
13. Alface: Essa verdura, muito comum em saladas, garante uma noite tranqüila. Isso porque o talo contém sedativo natural.
Top 10 Melhores Leave In para 2025
Há 4 semanas